Perguntas Frequentes

Poderão participar escolas públicas municipais, preferencialmente, que possuam Grêmios Estudantis.

Seguindo o critério de quantidade de escolas públicas municipais por Diretoria Regional de Educação – DRE, as vagas serão limitadas a 42 escolas.

A seleção das escolas para as vagas disponíveis seguirá os seguintes critérios:

As escolas localizadas nos territórios classificados como mais vulneráveis, conforme definições estabelecidas pelo Índice Paulista de Vulnerabilidade Social – IPVS 2010, da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados – SEADE, receberão pontos extras na inscrição.

O critério de desempate será a ordem de inscrição.

Cada escola poderá inscrever um único Time de estudantes e professores. Cada Time deve conter entre 40 e 60 estudantes e até 3 professores orientadores.
O Time deve, preferencialmente, conter, entre seus integrantes, estudantes do Grêmio Estudantil. Recomenda-se que a composição do Time seja multisseriada e orientada pelo princípio da diversidade, de modo a observar a igualdade de gênero, e contemplar a participação de estudantes pretos, pardos e indígenas, e pessoas com deficiência, de acordo com a composição demográfica de cada unidade escolar participante.
O Time será responsável pela execução de todas as atividades do Projeto na sua escola, podendo contar com a ajuda de toda a comunidade.

Farão parte das etapas do Projeto, as seguintes atividades:
        1. Oficina para Professores Orientadores: Atividade de instrução aos professores para compreensão das atividades.
        2. Tarefa Especial: Atividade de curta duração que instiga a pensar sobre o papel na sociedade. A Tarefa Especial será realizada em parceria com a Secretaria Municipal da Fazenda – SF e consistirá na participação em oficina expositiva sobre os pilares da Educação Fiscal e o ciclo orçamentário e na avaliação de propostas eleitas pela população no Orçamento Cidadão.
        3. Auditoria Cívica: Atividade de percepção do ambiente e das ações da escola.
        4. Desafio: Identificação do problema através da Auditoria Cívica e discussão sobre como resolvê-lo. A execução dessa solução é o Desafio.